Teatro da Presença Social

O que é o Teatro da Presença Social (TPS)?

Baseado nas artes e nas tradições contemplativas, o Teatro da Presença Social é um dos métodos mais importantes e efetivos que já foram desenvolvidos pelo Presencing Institute. Componente do processo U, possibilita que grupos, organizações e sistemas movam-se em direção a uma situação mais saudável. O Teatro da Presença Social é uma forma de arte social emergente e uma nova tecnologia social que explora o potencial criativo da Teoria U e da presença (‘presencing’) e encarna fisicamente a jornada do U. Não se trata de um teatro no sentido convencional. A palavra teatro vem do grego ‘thea’ que significa ‘o ato de ver’. No sentido original, teatro pode ser definido como um ‘lugar para tornar público ou divulgar ações e eventos significativos’. Assim, o Teatro da Presença Social emerge a partir da comunidade permitindo que esta comunidade se perceba coletivamente e proclame o seu futuro emergente. Ele utiliza posturas corporais e movimentos simples para dissolver conceitos limitantes, para comunicar diretamente, para acessar a intuição e tornar visível a realidade atual e os estados mais profundos em um sistema, frequentemente invisíveis, e também os pontos de alavancagem para criar mudanças profundas. O Teatro da Presença Social pode ser praticado por indivíduos, grupos, organizações e sistemas sociais mais amplos e traz para os trabalhos de mudança social, organizacional e individual um aprendizado vivencial, baseado no corpo. Rapidamente ele gera informação sobre padrões e relacionamentos que estão ‘travados’ em um sistema e oferece meios para sentir e prototipar futuros emergentes que promovam o bem-estar de todas as partes interessadas.

Programas

O Programa Básico do Teatro da Presença Social é parte do caminho de formação nesta metodologia, sendo o primeiro passo para desenvolver as capacidades para utilizá-la em diferentes contextos. Em geral, o Programa Básico é dividido em Módulo 1 e Módulo 2, cada um com carga horária que pode variar entre 12 e 16 horas. O Programa Básico foi padronizado por Arawana Hayashi e é o mesmo oferecido ao redor do mundo. Os cursos são essencialmente vivenciais, onde os participantes podem praticar os exercícios que compõem o conjunto do Teatro da Presença Social, além de conhecer os conceitos que constituem a base do método e refletir sobre a prática. No Programa Básico os participantes engajam-se em práticas individuais e coletivas de atenção plena e consciência ampliada que tornam visíveis as relações entre o corpo individual e o corpo social coletivo. Utilizando técnicas não verbais, os participantes acessam novos ‘insights’, prototipam caminhos criativos para a transformação e desenvolvem habilidades para exercer uma liderança compassiva e efetiva nos sistemas e comunidades em que atuam. O Programa Básico habilita os participantes a seguirem a formação avançada no Teatro da Presença Social com Arawana Hayashi.

O Módulo 1 é um momento de contato inicial com o TPS, principalmente vivencial, para que essa metodologia seja primeiro sentida e entendida pelo corpo. São vivenciadas cinco das oito práticas que compõem o conjunto do Teatro da Presença Social. O participante pode esperar durante o módulo 1 vivenciar o método e experimentar seus efeitos em si mesmo, de dentro para fora.
O Módulo 2 inclui a vivência de algumas das práticas experimentadas no Módulo 1, além das três práticas que abordam prioritariamente sistemas sociais e suas questões complexas. O participante pode esperar durante o Módulo 2 vivenciar o método e vislumbrar sua utilização nos contextos em que atua.

Eventos passados