Teatro da Presença Social (Social Presencing Theater)

O que é o Teatro da Presença Social (TPS)? Baseado nas artes e nas tradições contemplativas, o Teatro da Presença Social é um dos métodos mais importantes e efetivos que já foram desenvolvidos pelo Presencing Institute. Componente do processo U, possibilita que grupos, organizações e sistemas movam-se em direção a uma situação mais saudável. O Teatro da Presença Social é uma forma de arte social emergente e uma nova tecnologia social que explora o potencial criativo da Teoria U e da presença (‘presencing’) e encarna fisicamente a jornada do U. Não se trata de um teatro no sentido convencional. A palavra teatro vem do grego ‘thea’ que significa ‘o ato de ver’. No sentido original, teatro pode ser definido como um ‘lugar para tornar público ou divulgar ações e eventos significativos’. Assim, o Teatro da Presença Social emerge a partir da comunidade permitindo que esta comunidade se perceba coletivamente e proclame o seu futuro emergente. Ele utiliza posturas corporais e movimentos simples para dissolver conceitos limitantes, para comunicar diretamente, para acessar a intuição e tornar visível a realidade atual e os estados mais profundos em um sistema, frequentemente invisíveis, e também os pontos de alavancagem para criar mudanças profundas. O Teatro da Presença Social pode ser praticado por indivíduos, grupos, organizações e sistemas sociais mais amplos e traz para os trabalhos de mudança social, organizacional e individual um aprendizado vivencial, baseado no corpo. Rapidamente ele gera informação sobre padrões e relacionamentos que estão ‘travados’ em um sistema e oferece meios para sentir e prototipar futuros emergentes que promovam o bem-estar de todas as partes interessadas. https://www.youtube.com/watch?v=dIEOfE8DwfI
Conheci a Teoria U quando comecei a colaborar com a Reos Partners, em 2009. Fez sentido desde o início como uma nova mentalidade para lidar com questões complexas e uma poderosa arquitetura para processos transformadores. Desde então, mergulhei no universo da Teoria U e me especializei como designer de processos sociais transformadores que utilizam a Teoria U como base conceitual e arquitetura dos processos. Em 2012 conheci Arawana Hayashi e o primeiro worshop em que  participei provocou um impacto profundo em mim e a certeza de que não há caminho de transformação possível se não for visceral. Mais do que ‘passar’ pelo corpo, nascer do corpo sensível e socialmente contextualizado. Me aprofundei nos Fundamentos da Teoria U (2013) e no Social Presencing Theater (SPT Advanced Program) (2013/2014), ambas formações oferecidas pelo Presencing Institute. Hoje componho o time internacional de professores do Teatro da Presença Social, autorizados por Arawana Hayashi a ensinar o Programa Básico e dar suporte para as iniciativas regionais ligadas a esta abordagem.

—Daniela Ferraz

Atividades

O módulo 1 do Programa Básico corresponde ao contato inicial com o Teatro da Presença Social e ao início de formação nesse método. Ele é prioritariamente vivencial, para que essa metodologia seja primeiro sentida e entendido pelo corpo. Serão vivenciadas 5 das 8 práticas que compõem o seu conjunto de ferramentas. Posturas corporais e movimentos simples que nascem a partir da atenção plena nas sensações do corpo (‘mindfulness of body’) e da consciência ampliada do espaço (‘awareness of space’) acessam a inteligência corpórea e tornam visíveis aspectos da realidade atual de um sistema permitindo que ele se mova genuinamente.

Inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec_Blprr2HRs1dxMZjJcnWKGkoAtbhsZYjx4fB-DL0yrBi_Q/viewform?usp=sf_link

Mais informações:

https://www.facebook.com/events/387422978388082/

Grupo de Prática do Teatro da Presença Social

Um espaço de experimentação e exploração onde, juntos, desenvolveremos a confiança, o não julgar, o deixar emergir, o arriscar. Cresceremos juntos no caminho de criar uma comunidade de prática do teatro da presença social!

Com quem: qualquer pessoa que já vivenciou o Teatro da Presença Social (curso básico, oficinas, ulab). Quando: 12 encontros quinzenais; início em 17/01/2018.

Horário: das 19hs às 22hs.

Onde: Unipaz (rua Pedro Morganti, 76 – Vila Mariana)

Informaçõeshttps://www.facebook.com/events/240692096468371/

Inscrição: envie email para Daniela (daniela@movimentoverdadeiro.com.br ) ou Paola (paolamarinoni.12@gmail.com )

Facilitadoras: Daniela Ferraz e Paola Marinoni

Daniela é designer e facilitadora de processos sociais transformadores que utilizam a Teoria U como base. Formada pelo Presencing Institute nos Fundamentos da Teoria U (2013) e no Social Presencing Theater-SPT Advanced Program (2013/2014), é parte do SPT Teaching Team.

Paola atua como Life Coach Integral, certificada pelo Integral Coaching Canada, e como consultora em planejamento para organizações sociais. Formada pelo Presencing Institute no Social Presencing Theater-SPT Advanced Program (2015/2016).

4D Social Lab

‘O sistema percebendo-se a si mesmo como um sistema’  Peter Senge

Os desafios mais prementes da humanidade demandam cada vez mais uma visão sistêmica e a busca por novas possibilidades de ação integral que abracem a complexidade. Soluções que valorizem a potência dos seus elementos e amplifiquem seus efeitos positivos.

No 4D Social Lab utilizamos algumas práticas do teatro da presença social, em especial o ’4D mapping’, amplamente utilizado por Otto Scharmer (MIT) no trabalho com os mais diversos sistemas complexos e organizações.

Como funciona

Experienciamos um sistema ou campo social de maneira inovadora e vivencial, sentindo e criando sentido coletivamente. Posturas corporais constroem uma escultura coletiva que, de maneira simples e intuitiva, move-se da realidade atual para o futuro emergente do sistema. A partir da vivência, percebemos as sensações e as relações que se tornaram visíveis e refletimos sobre o sentido coletivo da experiência, colhendo as sementes para prototipar os futuros emergentes.

Não há especialistas falando sobre o tema. Não saimos com conclusões fechadas ou com uma solução única, nem com um guia preciso de como agir na nossa situação específica. Saimos com o olhar ampliado, com muitas percepções, com novos insights, com um sabor da realidade emergente, do que está se desvelando, desabrochando e … com novas perguntas!

A quem se destina

Pessoas interessadas no tema, pessoas especialistas/que trabalham com o tema, pessoas interessadas na Teoria U e no Teatro da Presença Social.

Encontro Latinoamericano do Teatro da Presença Social

O primeiro encontro que reunirá praticantes e interessados na abordagem do Teatro da Presença Social na América Latina acontecerá entre 8 e 12 de novembro em Cochabamba, Bolívia. Organizado pelo Centro Missionário Maryknoll com o apoio do Presencing Institute, contará com a  presença dos professores autorizados Daniela Ferraz, Mery Miguez, Laura Pastorini e Eugenio Toland e com a facilitadora convidada Carol Zahner.

Informações e inscrições

http://www.spt-latinoamerica.org/

simartinez@cmmalbolivia.org ou secretaria@cmmalbolivia.org

Programas

O Programa Básico do Teatro da Presença Social é parte do caminho de formação nesta metodologia, sendo o primeiro passo para desenvolver as capacidades para utilizá-la em diferentes contextos. Em geral, o Programa Básico é dividido em Módulo 1 e Módulo 2, cada um com carga horária que pode variar entre 12 e 16 horas. O Programa Básico foi padronizado por Arawana Hayashi e é o mesmo oferecido ao redor do mundo. Os cursos são essencialmente vivenciais, onde os participantes podem praticar os exercícios que compõem o conjunto do Teatro da Presença Social, além de conhecer os conceitos que constituem a base do método e refletir sobre a prática. No Programa Básico os participantes engajam-se em práticas individuais e coletivas de atenção plena e consciência ampliada que tornam visíveis as relações entre o corpo individual e o corpo social coletivo. Utilizando técnicas não verbais, os participantes acessam novos ‘insights’, prototipam caminhos criativos para a transformação e desenvolvem habilidades para exercer uma liderança compassiva e efetiva nos sistemas e comunidades em que atuam. O Programa Básico habilita os participantes a seguirem a formação avançada no Teatro da Presença Social com Arawana Hayashi.
O Módulo 1 é um momento de contato inicial com o TPS, principalmente vivencial, para que essa metodologia seja primeiro sentida e entendida pelo corpo. São vivenciadas cinco das oito práticas que compõem o conjunto do Teatro da Presença Social. O participante pode esperar durante o módulo 1 vivenciar o método e experimentar seus efeitos em si mesmo, de dentro para fora.
O Módulo 2 inclui a vivência de algumas das práticas experimentadas no Módulo 1, além das três práticas que abordam prioritariamente sistemas sociais e suas questões complexas. O participante pode esperar durante o Módulo 2 vivenciar o método e vislumbrar sua utilização nos contextos em que atua.

Eventos passados